1. Introdução
Ainda que as torneiras de casa durem bastante, pode-se substituir as antigas por novas de poupança de água ou energia ou, simplesmente, por outras que se ajustem mais ao estilo atual da casa de banho. Ponha as mãos à obra e descobrirá que a troca é muito simples.
- O que precisa? (passo 2)
- Como trocar as torneiras do lavatório e do bidé (passo 3)
- Como planificar o projeto? (passo 4)
- Como retirar as torneiras antigas (passo 5)
- Como colocar uma torneira nova no lavatório ou no bidé (passo 6)
2. O que precisa?
Materiais- Torneiras novas com kit completo de montagem
- Pano para limpezas
- Teflon para mudar as torneiras
- Chave fixa ou uma pequena chave inglesa
- Chave de tubo para a torneira
- Lanterna em caso de iluminação deficiente
3. Como trocar as torneiras do lavatório e do bidé
4. Como planificar o projeto?
Antes de comprar as torneiras novas deve ter em conta se conserva a loiça antiga ou se compra nova, pois pode condicionar a compra. Decida o tipo de torneira que melhor se adapte ao seu gosto: de cano alto, cano baixo ou integrado. Dentro de cada tipo pode-se escolher entre diferentes estilos e cores.
Escolha um mecanismo que o ajude a poupar no consumo de água e de energia. Para além de ser mais amigo do meio ambiente, irá reduzir o valor das suas faturas. Estas são as possibilidades:
- Emulsor: coloca-se na boca da torneira e mistura a água com ar, reduzindo o consumo até 50%, mas com a sensação que o caudal continua a ser o mesmo.
- Torneiras com puxador de dupla posição: este tipo de torneiras incorpora uma paragem a meio do caminho que deixa sair apenas 50% do caudal de água. Se se pressionar, a torneira deixa passar os 100% de água. Muito útil quando existem crianças em casa.
- Torneiras monocomando de abertura central fria: ajudam a reduzir o consumo de energia, já que ao abrir a torneira na posição central, a caldeira não é ligada e a água sai fria e não temperada.
Procure a poupança e a segurança
Substitua as torneiras antigas por outras do tipo monocomando e com dispositivo de poupança de água. O seu uso será mais fácil e consumirá menos água sem perder a eficiência. Umas luvas leves serão úteis na hora de desmontar a torneira antiga e para evitar algum corte se os mecanismos forem antigos e estiverem deteriorados.
5. Como retirar as torneiras antigas
Feche as torneiras de cada sanitário, correspondentes à água fria e à água quente; se não estão deterioradas e não é necessário mudá-las, poderá fechá-las com as mãos com um simples rodar para a direita.
3. Use a sua habilidade
5. Retire a torneira antiga
Retire a torneira antiga pela parte de cima do lavatório. É normal que saiam ao mesmo tempo a torneira e a sua junta de estanquicidade antiga, o anel de segurança e os parafusos. Se tiver dificuldades, desenrosque e retire alguns parafusos por baixo.
Guarde as peças de segurança da torneira antiga se ainda estiverem em boas condições. Podem sempre ser úteis numa reparação de emergência.
Sem comentários:
Enviar um comentário